Universo Infantil

Universo Infantil
Aprenda sobre saúde física e mental da criança.

Brincando!

Brincando!
Atividades para se divertir!

Testemunhe!

Testemunhe!
Conte a sua história. Será um prazer publicá-la!

Cantinho da Família

Cantinho da Família
Ajudando na caminhada espiritual de seu filho.

Estudos sobre o Carnaval

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Olá meus queridos! Em breve teremos de passar por uma época delicada de nosso calendário: o Carnaval. E aí começam os questionamentos e problemas para explicar aos nossos filhos e alunos o porquê de certas coisas.
Como um cristão deve agir diante do Carnaval? É lícito participar? De onde surgiu o Carnaval? Reuni alguns estudos e textos que gostaria de compartilhar com vocês e ajudá-los a preparar um estudo com seus pequenos sobre o tema.
Abraços!

Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares”. (Efésios 6,11-12).


Contando a História
Olá Crianças! O carnaval está chegando e com ele as pesquisas escolares. Encontramos muitas coisas na internet: sua origem, o carnaval brasileiro e as mudanças que ocorreram com o tempo até chegar ao modelo atual.
Existem vários estudos sobre a origem dessa festa popular. Embora existam diferentes opiniões, entre os historiadores, sobre como tudo começou, a maioria das pesquisas concorda que o carnaval é uma festa muito antiga, antes mesmo de Jesus nascer. Nos tempos antigos as pessoas gostavam de comemorar, com grandes festas, os acontecimentos que marcavam suas vidas.

Os fenômenos da natureza, mudanças das estações do ano, colheitas e homenagens aos deuses, tudo era motivo de festa. Muitos povos não conheciam ao Deus verdadeiro e até hoje muitos ainda não o conhecem, por isso cultuam falsos deuses. Naquele tempo, homens, mulheres e crianças pintavam seus corpos, usavam máscaras e saiam pelas ruas cantando e dançando, pensando que assim espantariam os demônios da má colheita. Alguns dizem que a palavra carnaval é italiana “carnevale”, que quer dizer “adeus à carne”. Outros dizem que é uma expressão latina “carnelevamen”, ou seja, “prazeres da carne”.

Muito antes de o Brasil ser descoberto, o carnaval já existia na Europa, especialmente em Veneza, Paris, Munique e Roma. Era uma grande festa onde todos podiam participar de bailes de máscaras, usarem fantasias, desfilar pelas ruas e era também uma manifestação folclórica, essa festa influenciou o carnaval brasileiro. No Brasil o carnaval chegou através dos portugueses no século XVII. A brincadeira se chamava “entrudo”, que quer dizer, “entrada”.

Era uma festa onde as pessoas jogavam água umas nas outras e nas pessoas que passavam na rua. Também jogavam laranjas, água com limão, vinagre, groselha, farinha, polvilho e até outros líquidos mal cheirosos. Depois começaram as batalhas de confetes e serpentinas, tudo isso com muita correria e gargalhada. As pessoas ricas que não queriam participar dessa lambança, faziam suas festas em salões. A brincadeira começou a ficar violenta e foi expressamente proibida no Rio de Janeiro, porém na cidade de Recife, ainda resiste com o nome de Mela-mela.
Foi no século XX que começou o carnaval com desfiles nas ruas, blocos carnavalescos, carros alegóricos, marchinhas e samba enredo. A primeira escola de samba nasceu no Rio de Janeiro e chamava-se “Deixa falar”. Em 1935 começou então o concurso, uma disputa entre escolas de samba. Além de outras influencias do carnaval europeu, foram incorporados personagens como: Rei Momo, o pierrô e a colombina. O carnaval é definido como uma festa popular onde se comemora a liberdade. Com este pretexto é permitido deixar, durante os quatro dias de carnaval, os princípios e os valores morais e éticas, que aprendemos desde a infância e passa a ser permitido o escândaloso, o imoral.

A televisão sem censura, incentiva a imoralidade. Nessa época cresce a violência, o uso de drogas e bebidas alcoólicas que gera os dependentes. Nós cristãos, temos muitos motivos para não comemorarmos o carnaval e entendemos que esta é uma festa que não agrada o coração de Deus.

Vamos aos motivos: - O carnaval é dedicado ao Rei Momo, quando a chave da cidade é entregue a ele simbolicamente se torna o dono da cidade pelos dias da festa. Sabe quem é ele?
Momo é um personagem da mitologia grega – Filho do sono e da noite, deus da zombaria, do sarcasmo, da galhofa, do delírio, da ofensa.

Então reflita: Acha possível que Jesus, o Príncipe da Paz, entregaria a chave da nossa cidade ao deus Momo? - “Fujam da imoralidade sexual... usem o seu corpo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 6.18.20)

- Temos muitos motivos para nos alegrar, todos os dias das nossas vidas. A nossa alegria vem de Deus, alegria de servirmos a um Deus vivo, justo, cheio de amor. A Bíblia diz: “os loucos zombam do pecado” Provérbios 14.9. O carnaval é simplesmente uma festa que ofende a santidade de Deus. - “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne” Gálatas 5.13.
Querida criança, nós temos uma mente muito criativa de natureza, portanto precisamos ficar muito atentos para não gastarmos nosso tempo com aquilo que não nos edifica. Precisamos entender que aquilo em que pensamos influencia totalmente as nossas vidas, como disse Salomão: “Como ele pensa consigo mesmo, assim é” (Provérbios 23.7).

Isso quer dizer que nos transformamos naquilo em que pensamos. Puxa, isso é assustador não é? Então sobre o que devemos pensar?

Devemos pensar em coisas boas, coisas bonitas, procurar ver as coisas como Deus as vê. Não deixe os pensamentos ruins ocuparem sua mente, pense nas grandes obras de Deus. Pensar em coisas verdadeiras, nas promessas de Deus, na sua palavra nos garante uma mente sadia. Um versículo para você meditar: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” Filipenses 4.8. Apec Você sabe como surgiu o Carnaval?

Foi assim: Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de purificação.

Então, o que as pessoas faziam? Elas contavam o dia que antecedia estes 40 (chamado de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne e bebidas. Neste dia elas achavam que podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a Carne Valia. Mas na verdade, o certo não era a carne (nosso corpo), era a carne de comer, de frango, de boi. Elas distorceram o sentido das comemorações. Chamaram de "Carne Vale". Dai a palavra Carnaval. Ou seja, levavam para o lado carnal aquilo que foi feito com a intenção de se lembrar da Páscoa!

Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais, uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez.

A festa do Carnaval acabou sendo uma imitação das festas que os egipcíos faziam para o seu deus Osiris, e também muito parecida com a comemoração da Bacanália, uma festa em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), na Grecia. Comiam, ficavam bêbados, se drogavam, tiravam suas roupas e faziam tudo o que é desagradavel diante do Deus Criador e Santo.


Na festa do Carnaval, todas essas coisas de que a Bíblia fala acontecem e deixam Deus muito trsite por causa de tanto pecado. Assim como existem as obras da carne, existem também o Fruto do espirito que brota na vida daqueles que fazem a vontade de Deus. (Galatas 5:19-21) Festas, festas e mais festas...quem é que não gosta de festa? Todos nós gostamos de festa.

Na festa nós ficamos alegres....felizes...tem festa de aniversário, de casamento, festa para comemorar ......(vamos lá falem alguma festa) Há poucos dias atrás comemoramos o nascimento de Jesus, não é mesmo? Foi uma festa no fim do ano...mas existe festas que deixam o nosso Deus triste, é festa que desagrada a Deus., vocês sabem de alguma? Vocês sabem que festa vai haver agora ? É o carnaval., ela normalmente é comemorada todo ano, saem pelas ruas tocando tambores, cantando, sambando ...tem muitos carros alegóricos, trios elétricos...tem gengente bebada, drogada., tem muita gente nua....e muito dinheiro gasto com tudo isso.

Será que Deus gosta?Quem sabe o que significa a palavra Carnaval? Lembra carne não é mesmo?
"Ora as obras da carne são manifestas:imoralidade sexual, impureza e libertinagem; .......embriaguez, orgias......quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus" mas existe o fruto do Espírito galatas 5.22 "Amor, Paz, Alegria.....


Estudo sobre o Carnaval:

http://atamagui.multiply.com/photos/album
/54/Estudos_sobre_o_carnaval?replies_read=1#photo=1

Atividades e Cartazes



Fontes de textos e imagens:
http://comunidademissionariamariana.blogspot.com
http://www.midiagospel.com.br
http://atamagui.multiply.com http://www.criancasdt.com.br
Perfil Carol Dobre: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14341440676747725467 Suplemento Infantil Ano 03 - nº 07 - Jan-Fev-Mar/2006 - APEC
www.orkut.com
http://blog.cancaonova.com

0 comentários:

Usuários Online

 

2009 ·trabalhinhos by TNB