quarta-feira, 25 de março de 2009

Sansão

Escrito por : Trabalhinhos Blog | Hora : 01:35 | Tag :
Texto base: Juízes capítulo 13 ao 16.
Versículo para decorar: "Sede obedientes aos seus pais." Efésios 6:1

História


Vocês já ouviram falar de um homem muito, muito forte da bíblia? Como era o nome dele (deixe que respondam)? Hoje vamos aprender sobre esse homem fortão. Ele passou por apuros pois desobedeceu a Deus. Será que nós somos desobedientes como ele? O que fazemos que é desobediência? Vamos aprender o que aconteceu com ele?

A muitos anos atrás havia um homem israelita que se chamava Manoá. Ele era casado, mas sua esposa não podia ter filhos: ela era estéril.

Um dia, um anjo de Deus apareceu para a esposa de Manoá e disse: “Deus te dará um filho. Ele será separado para Deus e salvará o povo de Israel da mão dos filisteus. Mas nunca poderá ter seu cabeço cortado, pois ele será nazireu de Deus (explicar que nazireu era alguém escolhido para uma tarefa especial de serviço sagrado).” Sansão jamais poderia cortar seu cabelo.

Ela foi e contou tudo a seu marido! Depois o anjo apareceu e contou a mesma notícia para Manoá. Eles ficaram muito felizes. Quando o neném nasceu, colocaram o seu nome de Sansão.


Sansão nasceu e cresceu forte. Muito forte mesmo! Não havia na Terra alguém mais forte que Sansão! Deus havia dado a ele uma força muito grande e ninguém podia derrotá-lo.
Um dia, Sansão estava andando e foi até um lugar chamado Timnate. Ele viu uma mulher do povo dos filisteus e quis se casar com ela. Mas seus mais disseram a ele que haviam muitas moças israelitas boas para se casar, e os filisteus eram um povo que não amavam a Deus.

Ainda nessa terra, Sansão estava andando tranqüilo quando um leão apareceu rugindo pra ele! Deus encheu Sansão de força e Sansão derrotou o leão!

Outra vez, alguns homens maus amarraram Sansão enquanto dormia com cordas muito grossas. Mas Sansão acordou e se livrou de todas elas, pois ele era muito forte! Antigamente, as cidades estavam cercadas com um grande muro, um portão muito forte e pesado. Sansão quis dormir numa cidade estrangeira, mas os filisteus foram lá para fazerem mal a ele. Eles trancaram os portões da cidade, mas Sansão fugiu assim mesmo.

Ele arrancou os portões e levou-os nos ombros até a um monte muito alto! Nossa, ele era forte mesmo!
Os filisteus ficaram muito bravos, pois não podiam fazer mal ao povo de Israel nem a Sansão, pois ele era muito forte e os protegia.
Então, pediram a uma mulher chamada Dalila, para enganar Sansão e descobrir o segredo de sua força. Ela tentou descobrir, mas Sansão nunca dizia o segredo de sua força.


Dalila insistiu tanto que Sansão acabou dizendo:
- " Se me cortarem os cabelos, minha força vai embora!"

Então, Dalila aproveitou quando Sansão estava dormindo e chamou um homem do seu povo para lhe cortar o cabelo.

Ele cortou o cabelo de Sansão. Quando Sansão acordou, Dalila disse:
“Sansão! Os filisteus estão aqui!”


Rapidamente ele se levantou e tentou enfrentar os filisteus, mas já não tinha forças. Os filisteus ficaram rindo, muito felizes e amarraram Sansão.

Sansão não podia cortar seus cabelos, pois Deus disse assim. Quando desobedecemos a Deus, corremos o risco de passar por coisas ruins, que Deus queria evitar. Devemos ser obedientes sempre.

Sansão foi levado para a cidade dos filisteus. Lá zombaram dele, fizeram mal a ele e riram muito. Eles adoravam ao seu deus falso por terem capturado Sansão. Eles diziam:
“Onde está a sua força agora?”

Mas Sansão havia visto o erro que cometeu. Seu povo sofreria porque ele não obedeceu. Ele se arrependeu e pediu a Deus:

“Deus, me ajude, preciso da sua força para derrotar os filisteus. Me dê forças uma última vez.”

Então Deus ouviu a oração de Sansão e deu a ele força. Sansão foi levado para a festa onde o povo filisteu comemorava. Ele foi amarrado entre duas colunas que seguravam o templo.
Então, Sansão usou toda a sua força e derrubou as colunas! Todo o templo veio abaixo e o povo filisteu foi destruído!

Devemos pedir perdão a Deus quando fazemos algo errado, pois Deus ouve a nossa oração e nos perdoa de todos os nossos pecados.

Ore com seus alunos

Peça a Deus que te perdoe pelas vezes em que não obedece aos seus pais, a professora ou até mesmo a Deus. Peça que Deus limpe o seu coração de todo o pecado.

Brincadeira: O mestre mandou

Inicie a brincadeira como o mestre da turma. Eles deverão imitar tudo o que você fizer, movimentos, tudo. Pular, imitar animais, coisas que não prejudique as crianças.

Depois de um tempinho escolha uma criança para ser o mestre. Não deixe por muito tempo a mesma criança como mestre, mas procure trocar de criança com freqüência, para que o maior número de crianças participe.

Atividades

Fonte das imagens e atividades:

http://crescendonagraca1.blogspot.com


google+

linkedin

2 comentários

Tulis comentários
avatar
Anônimo
Admin
20 de junho de 2009 23:22

adorei ...parabéns!!!

Reply
avatar
Anônimo
Admin
23 de junho de 2009 14:19

MEU DEUS!!!!
QUE SITE ABENÇOADO
ADOREI O SITE....
PARABENS!!

Reply

Google+ Followers