31/10/2015

Protegendo as Crianças de Abusos

Escrito por : Trabalhinhos Blog | Hora : 03:07 | Tag :
Recentemente um vídeo foi postado na internet por uma jovem que ensinava as meninas e mulheres a não se calarem diante de abusos sexuais.
Olhando os relatos das pessoas, pude ver quantas pessoas já sofreram abuso na infância. Todas elas falavam os mesmos sentimentos: nojo, se sentir suja, medo, vergonha. E não somente meninas, mas meninos também.

O mais triste de tudo isso é a reação dos pais. A maioria deles não acreditava nas crianças e às vezes até brigava com elas quando contavam de um tio ou um amigo da família que havia tocado nelas de forma sexual.
È muito importante que ensinemos as crianças a se defenderem. É essencial que elas saibam a quem podem recorrer em caso de abuso, porque muitas vezes elas não se sentem seguras. Elas precisam saber que não serão julgadas e que jamais foram as responsáveis pelo que aconteceu.


Esta é uma das histórias do livro chamado "Segredo Segredíssimo", de Odívia Barros. Ela tem uma filhinha e resolveu ensinar a ela e a outras crianças sobre como se defender de abuso sexual.


Ao final da história, faça perguntas às crianças:
- O que estava acontecendo com Adriana?
- Que tipos de brincadeiras de adulto você conhece?
- E se Adriana não contasse para a mamãe, para quem ela poderia contar o que aconteceu?
- O que devemos fazer quando alguém nos toca de maneira feia?

Ensine as crianças a denunciar, seja contando para os pais (caso um dos pais não seja o abusador), para um policial ou para a professora da escola. Elas devem diferenciar um carinho verdadeiro, sincero, cheio de amor de uma brincadeira de adulto. 
Quando um adulto brinca com a gente de brincadeira de adulto, a gente se sente mal com aquilo. É como se ele estivesse invadindo a gente. Quando é um carinho bom, a gente se sente feliz e sabe que está tudo bem. 

Atividade: Pintura


Oração

"Senhor Deus, muito obrigado por estar comigo sempre. Me ajude a saber que o Senhor me protege e que manda pessoas para me ajudar quando eu preciso de ajuda. Eu sei que posso confiar em Ti. Em nome de Jesus, amém."


Fontes:

google+

linkedin

O blog Trabalhinhos nunca se esquece de dar os créditos de cada trabalho aqui apresentado, pois valoriza o empenho de cada criador de conteúdo da web. Por isso, se você deseja publicar algo desse blog, faça o mesmo. Agradecemos a sua compreensão e a valorização do nosso trabalho.

Google+ Followers