Populares

Postado por : Trabalhinhos Blog sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Lição: Possível ou Impossível?

Use essa lição dominical com os pré-escolares para aprender que Deus pode fazer todas as coisas! Receba as crianças com alegria e encaminhe-as para os lugares aonde vão conversar com você, podendo ser no chão, em uma roda de conversas. 


Coloque no meio da roda uma bacia cheia de personagens de desenhos e filmes que as crianças conhecem. Coloque também livrinhos infantis. Os personagens podem ser brinquedos ou impressos em papel.

Oração
Comece a aula com uma oração. Convide as crianças para ficarem em silêncio e uma delas orar pedindo a Deus que ajude nessa aula.

1. Possível ou impossível?  
Falar com as crianças sobre um desenho animado ou filme favorito. Mostre os personagens da bacia. Quando as crianças mencionarem algo que é possível ou impossível para um personagem fazer, pergunte: Isso seria possível para alguém fazer na vida real? Por que sim ou por que não?
Diga: Às vezes é difícil dizer quais as coisas na televisão são realmente reais e as que não são. Os filmes e os desenhos podem parecer muito reais, mas nem tudo é mesmo possível. As pessoas que fazem programas de TV usam equipamentos para fazer as coisas parecerem possíveis, como ser um super herói, por exemplo.

2. livro de fantasia  
Diga: “Se vocês podem me dizer as coisas que são impossíveis nos desenhos animados, vamos ver se vocês podem dizer as coisas que são impossíveis em um livro.”
Leia qualquer trecho de um livro de fantasia curta e discuta quais coisas no livro não poderiam acontecer na vida real e as as coisas que poderiam.

3. Possibilidade  
Diga: “Agora eu quero lhe contar uma história da Bíblia, e você me diz se é possível ou impossível.”
Leia Mateus 14: 22-33, a história de Jesus caminhando sobre as águas.

História Jesus anda sobre as águas

Versículo: Mateus 14:32 “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Ideias para o ensino:

 1- Providencie um barquinho e bonecos (pode ser de Playmobil); flanela azul para o mar e cinza para as nuvens.
 2- Escreva o versículo com uma das figuras abaixo.
 3- Deixe que as crianças brinquem com o material da aula para fixação. 
4- Amplie as figuras abaixo e retire da bíblia para contar.

Ensino:

Depois de falar para uma multidão, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem para o outro lado, enquanto despedia a multidão. Depois subiu sozinho a um monte para orar.

Nuvens de tempestade encheram o céu. Jesus podia ver os discípulos no barco enquanto estava no monte. Eles estavam com dificuldades. O vento soprava forte. As ondas batiam no barco, que estava afundando.

De repente, os discípulos viram alguém andando por cima da água em direção a eles e pensaram que era um fantasma!


Jesus gritou para eles: “Sou eu. Não tenham medo!”, mas os discípulos ficaram com medo. Ele estava andando sobre as águas! Alguém pode fazer isso? Só pode ser um fantasma, ficaram com muito medo! Mas Jesus estava falando: sou eu.

  Por isso, Pedro disse: “Se você realmente for Jesus, me mande andar até você sobre as águas”. Jesus respondeu: “Venha”!

Pedro colocou os pés para fora do barco, e começou a andar sobre a água em direção a Jesus. Mas Pedro olhou para o vento e as ondas e ficou com medo. De repente ele começou a afundar e não confiou mais! 
Pedro gritou: “Senhor, salva-me!” 

Como pode ser isso? Pedro também andou sobre as águas por um tempo, enquanto ele confiou e não teve medo! Quando Pedro ficou com medo e parou de confiar, começou a afundar naquelas águas. Então, Jesus o salvou!

Jesus o alcançou e puxou Pedro para fora da água. Jesus perguntou a Pedro: “Por que você não confiou em mim?” Eles subiram para dentro do barco e a tempestade parou.Os discípulos adoraram a Jesus e disseram: “Verdadeiramente você é o Filho de Deus!”



Pergunte: esta história é possível ou impossível? Explicar. Como Jesus poderia andar sobre a água?Por que não podemos andar sobre a água? Existe alguma coisa que Deus não pode fazer? E daí?

Cânticos: Com Cristo no barco tudo vai muito bem/ Meu barco é pequeno


Diga: A coisa agradável sobre qualquer coisa na Bíblia é que é sempre verdadeiro e sempre possível! Deus pode fazer qualquer coisa, mesmo que pareça impossível para nós. Você não pode ter a certeza de tudo nos desenhos ou nos livros, mas você sempre pode ter certeza sobre Deus e a Bíblia. A Bíblia sempre é verdade. E com Deus todas as coisas são possíveis.

Antes hora do lanche, Ore: Querido Deus, obrigado por este lanche. Que possamos sempre saber que você é o único que pode fazer o impossível. Em nome de Jesus, amém.




Servir copos de suco com pedacinhos de frutas flutuando em cima e pãozinho  com recheio.

Fontes:
http://childrensministry.com/
http://www.fotos-imagens.com/
http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/
http://resgatedebrincadeirasantigas.blogspot.com.br/
http://ensinoinfantilnumclique.com.br/
http://lucianemaria.blogspot.com.br/

- Copyright © Trabalhinhos - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -